Ultrassom com Doppler

Exame também chamado de duplex doppler, é utilizado para avaliar a circulação sangüínea nas várias partes do corpo, permitindo ao médico saber se há irrigação normal, diminuída ou mesmo aumentada para determinada estrutura corpórea. Quando o fluxo sangüíneo esta diminuído ocorre isquemia do orgão, ocasionando dor, quando esta aumentado pode estar relacionado a processo inflamatório ou tumoral.

Os exames de doppler que mais frequentemente são solicitados pelos médicos são:

Duplex doppler colorido de veias:

Geralmente dos MMII (pernas), mas também podem ser dos braços. São utilizados na avaliação de varizes e dores nas pernas.

Duplex doppler colorido arterial:

Também pode ser dos braços e das pernas. São utilizados para avaliar se há estenoses (obstruções) a chegada do sangue, bombeado pelo coração. Muito útil no diabético e fumante, onde ocorrem dores, formigamentos e feridas nas pernas, geralmente relacionados a redução da passagem do sangue.

Duplex doppler de carótidas:

Neste exame se avalia o fluxo sangüíneo que passa pelas artérias do pescoço (carótidas) para o cérebro, com intensão de se identificar a presença de estreitamentos que podem levar a isquemias (Derrame).

Duplex doppler de artérias renais:

Avalia a chegada do sangue aos rins, sendo solicitado na pesquisa da hipertensão arterial.

Dupplex doppler hepático ou de veia porta:

Avalia o sangue que chega ao fígado, principalmente pela veia porta. Esta veia é responsável por trazer os nutrientes absorvidos no intestino para ser metabolizado no fígado e pode sofrer alteração na cirrose, esquistossomose e outras doenças hepáticas.

Doppler em ginecologia e obstetricia:

Área na qual este exame se mostra de extrema utilidade, na avaliação de nódulos uterinos e cistos ovarianos e na avaliação do feto, sua vitalidade.

 

 
Bio Imagem - 2009 Todos os direitos reservados
Rua Enedina Chalupe Guerra, 44 - Centro - Barueri - SP
Fone/fax:(11) 4198-4358 / 3173-3550