Peniscopia (com ou sem biópsia)

Considerações importantes:

Recomendam-se 48 horas de abstinência sexual, não executar a higiene do pênis e não urinar nas 4 horas que antecedem a coleta do material.

O que é e como é feito:

A peniscopia é o exame do pênis, bolsa escrotal e região perianal do homem utilizando um colcoscópio ou uma lente de aumento e após a aplicação de uma substância reagente.

É um exame de referência para localização de lesões provocadas pelo HPV (papilomavirus), que reconhecidamente está associado ao desenvolvimento do câncer de colo de útero, na mulher.

A peniscopia é exame imperioso em parceiros, mesmo assintomáticos, de pacientes portadoras de infecção pelo vírus do papiloma humano. Devem também ser examinados aqueles cujas mulheres são portadoras de neoplasia intra-epitelial do trato genital inferior, como cervical, vaginal e vulvar, já que essas provavelmente se devem à infecção por HPV, mesmo quando não se apresentem sinais viróticos diante dos métodos diagnósticos adotados, como a colposcopia e a citologia.

No homem, as lesões pelo HPV freqüentemente não são visíveis a olho nu (infecção subclínica) e necessitam, além de lentes de aumento, de olhos profissionais familiarizados e versados no assunto. Por isso, a peniscopia dos parceiros parece indispensável tanto na prevenção quanto na reinfecção feminina, após tratamento.

A coleta do material deve ser realizada após a ectoscopia de toda a genitália, pesquisando-se lesões. Iniciar a coleta tríplice peniana, raspando-se, com espátula de madeira umedecida em soro fisiológico, as regiões do sulco balanoprepucial, glande e uretra. A seguir, introduzir no canal uretral peniano uma escovinha de cerdas macias (3 mm de diâmetro ou as utilizadas por dentistas), promovendo-se uma rotação de 360 graus, e o material obtido é distendido em lâmina limpa, previamente identificada com as iniciais do paciente, e submersa no fixado (álcool a 95º) imediatamente após a coleta.

Recomendam-se 48 horas de abstinência sexual, não executar a higiene do pênis e não urinar nas 4 horas que antecedem a coleta do material.

 
Bio Imagem - 2009 Todos os direitos reservados
Rua Enedina Chalupe Guerra, 44 - Centro - Barueri - SP
Fone/fax:(11) 4198-4358 / 3173-3550